Em busca de um sonho... ser mãe

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

21 semanas de gestação

O desenvolvimento do bebê com 21 semanas de gestação, que são 5 meses de gravidez, é marcado pelo desenvolvimento de todos os ossos que agora são capazes de produzir glóbulos vermelhos.
Nesta fase, o útero já cresceu bastante e a barriga começa a ficar mais empinada, mas apesar disso, algumas mulheres creem que sua barriga está pequena, mas isto é normal pois há muita variação no tamanho da barriga de uma mulher para outra, mas a mulher deve engordar cerca de 5 kg até agora.

Desenvolvimento do feto com 21 semanas de gestação

Em relação ao desenvolvimento do feto com 21 semanas de gestação, pode-se observar que os pequenos vasos sanguíneos transportam sangue sob a pele que é muito fina, e por isso a pele do bebê é muito rosada. Ele ainda não tem gordura armazenada, pois a utiliza toda como fonte de energia, mas nas próximas semanas, alguma gordura começará a ser armazenada, tornando a pele menos transparente.
No ultrassom, o nariz do bebê pode parecer bastante largo, mas isto é porque o osso nasal ainda não se desenvolveu, e logo que ele se desenvolva, o nariz do bebê ficará mais fino e longo.
Como o bebê ainda tem muito espaço, pode se mexer livremente. Ele consegue dar cambalhotas completas e muda de posição várias vezes ao dia, no entanto, algumas mulheres podem ainda não sentir o bebê mexer, principalmente se for a primeira gravidez. ( Eu estou sentindo as mexidas sim !!!!! )
O bebê engole o líquido amniótico e este é digerido, formando as primeiras fezes do bebê, umas fezes pegajosas e negras. O mecônio vai se armazenando no intestino do bebê desde as 12 semanas, até o nascimento, sendo livre de bactérias e por isso não provoca gases no bebê.

Tamanho do feto com 21 semanas de gestação

O tamanho do feto com 21 semanas de gestação é de aproximadamente 25.6 cm, medidos da cabeça ao calcanhar, e o seu peso, é de cerca de 300 g.

Fotos do feto com 21 semanas de gestação


Alterações na mulher com 21 semanas de gravidez

As alterações na mulher com 21 semanas de gravidez incluem as falhas de memória, que são cada vez mais frequentes, e muitas mulheres queixam-se de um aumento do corrimento vaginal, mas desde que ele não tenha cheiro, nem cor, não é perigoso.
Praticar algum tipo de exercício é recomendando para melhorar a circulação sanguínea, evitar o inchaço, o ganho de peso excessivo e para facilitar o trabalho de parto. Mas nem todos os exercícios podem ser realizados durante a gravidez, deve-se sempre optar pelos mais tranquilos, que não tem impacto, como caminhada, hidroginástica, Pilates ou alguns exercícios de musculação.
Quanto à alimentação, o ideal é evitar os doces e as comidas gordurosas, que não fornecem nutrientes e tendem a ficar acumulada na forma de gordura. A quantidade de alimentos não deve ser maior do que o era ingerido antes de engravidar. A ideia de que só porque está grávida, deve comer por 2, é um mito. O certo é que é preciso se alimentar de forma adequada, dando preferência aos alimentos ricos em vitaminas pois isto é muito importante para o desenvolvimento do bebê.

3 comentários:

MMaria disse...

Ai que tudo Janete!!!
Tão feliz por vc!
Metade da gestação, já? Lindo demais!!!
Eu tenho um pedido!
Coloca fotos do barrigon aqui pra gente babar nos sobrinhos, por favor! kkkk
Bjo meus lindos

Ana disse...

Já a mais de meio do caminho :)
tb estou de 21 semanas, mas de gémeos.
Bj

Ana disse...

Tb vou ter um casal :)

Postar um comentário

Postagens populares